quinta-feira, 13 de março de 2008

O Mundo Digital na Educação

O mundo está caminhando na era da informática, porém alguns educadores temem em conhece - lo e outros até gostariam, mas pelo fato de não terem tempo por ter que trabalhar numa carga horária alta mal conseguem assisti um filme ou se quer ler um jornal ou seja, como eles podem acompanhar esse mundo digital sem estarem se atualizando???

4 comentários:

Matemágico - Eu sou a lenda disse...
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Matemágico - Eu sou a lenda disse...

Concordo. E, ainda corremos o risco de sermos engolidos e colocados no bolso pelos nossos queridos discentes que acompanham passo a passo as inovações tecnológicas, mesmo os das camadas mais populares não são tão ingênuos como pensamos. MSN, Google,You Tube,Orkut,My Space, celulares, MP4, MP5, MP6, playstations, Second Life e pendrives mesmo que de forma tímida fazem parte do universo desta garotada, e nós como docentes não podemos ficar para trás. Precisamos ficar antenados para a nossa aula não virar um espaço de dormitório para alunos entediados com um ensino mecãnico desprovido de contexto com a realidade.

Polêmicas Contemporâneas disse...

fernanda,
é verdade que muitos tem medo ou receio de entrar no mundo digital. Mas, no fundo, esse é um dos desafios que temos em todos os campos e, para um educador, isso deveria ser uma questão básico: temos que ter coragem e disposição de enfrentar tudo pois se somos nós, exatamente nós, que atuamos diariamente com a turma sempre mais nova que vem vivendo um outro momento civilizatório.. esse é o desafio de todos nós educadores...

Rutinaldo C. disse...

Fernanda,
Realmente "eles podem acompanhar esse mundo digital sem estarem se atualizando".Contudo não é necessário despender nenhum esforço para acompanhar o mundo pelo menos através das manchetes de jornais, impressos ou televisivos. No mais, seria falta de interesse e de compromisso não somente como professor mas também como cidadão.
Quando o empecilho é acesso à informação é justificável uma alienação, salvo, é claro, se o sujeito não se sente à vontada para contribuir criticamente e transformar a sociedade que o rodeia e que lhe impõe suas características, algumas inclusive inaceitáveis. No mínimo as implicações de carater global, mesmo as que não lhe interfira diretamente, devem ser analisadas, buscando seus propósitos, seus objetivos, sobretudo aquelas que diz respeito aos Direitos Humanos e Cidadania, que ora sabemos só se consegue se se tem uma devida educação, isto é, uma boa informação.(RTC)