quarta-feira, 25 de junho de 2008

O Futuro da Escola

Na entrevista ao jornal do Brasil, o professor Nelson Pretto defende a idéia de que a Educação ainda tem o objetivo de preparar a meninada para a ordem, embora a ciência não esteja mais trabalhando com processos reversíveis e sim irreversíveis, com as interações não lineares não nas lineares. E, por mais que as correntes pedagógicas estejam pensando em novas concepções, novos projetos, novas metodologias, a educação continua preparando o educando para a ordem e não para a desordem, já que é na segunda que surge a complexidade nascendo assim, a construção do conhecimento na perspectiva estruturante onde não há receitas, não existe o como fazer.

Se voltarmos um pouco atrás, recordaremos de Freinet que foi um pedagogo francês que somou ao ideário dos escolanovistas uma visão marxista e popular tanto da organização da rede de ensino como do aprendizado em si. Freinet sempre acreditou que é preciso transformar a escola por dentro, pois é exatamente ali que se manifestam as contradições sociais.

Se queremos introduzir a tecnologia nesse contexto teremos que pensar em remover as grades da sala de aula, do currículo do muro, da programação e pensar em uma nova Educação onde os educandos tenham a liberdade de pensar.

O papel da Educação deve ir além da instrução tradicional, passando a transmitir valores individuais, morais, familiares, sociais e até mesmo universais. O saber e o saber fazer necessitam unir - se ao desenvolvimento do indivíduo. Hoje, as pessoas estão mais críticas e atentas ao processo de mudança existente nas organizações e nas própriasinstituições de ensino. Partindo desse princípio, é preciso evoluir a forma de aprendizado do indivíduo, considerando não só a educação de base, mas também a sua continuidade.

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