terça-feira, 10 de junho de 2008

Objetos de Aprendizagem

Objetos de Aprendizagem é qualquer recurso digital que possa ser reutilizado e ajude na aprendizagem, ou seja, qualquer entidade, digital ou não digital, que possa ser utilizada ou referenciada durante o aprendizado suportado por tecnologias.
Suas Potencialidades:
1) São adaptáveis a necessidades, habilidades, formação, interesses e estilos cognitivos de cada aprendizagem;
2) Permitem costurar conteúdo, ritmo, dificuldade,...
3) Acessíveis em qualquer lugar e qualquer tempo.
Sua influência na Física:
Se atentarmos para o processo de uma usina, por exemplo, sabemos que ela usa a energia potencial gravitacional da água para fazer girar as turbinas e desse modo transformar essa energia mecânica em energia elétrica. A eletricidade passa por uma linha de distribuição até chegar em nossas casas e transformar - se em outras formas de energia como a luminosa, térmica, sonora, etc.
O objeto de aprendizagem que trabalhei foi a simulação de uma bola descendo de um telhado de uma casa.
Considerando o atrito podemos analisar as possibilidades de uma bola descer uma rampa girando ou apenas deslizando.
Nesse objeto de aprendizagem o professor encontrarão textos, mapas conceituais e uma animação interativa tornando a ferramenta tecnológica um material potencialmente significativo.
Esse objeto é destinado ao uso por alunos de Ensino Médio. Os fenômenos são modelados através da animação interativa que simula um acontecimento da vida real através de equações aceitas pela comunidade científica, no entanto, essas equações matemáticas não aparecem explicitamente. Desse modo é necessárioque o aluno tenha uma conceituação prévia sobre massa, inércia dos corpos, rotação, translação, entre outros. Além disso, é necessário o domínio básico no uso do computador ( operações com mouse, teclado, navegação na internet).
Poderia ser melhor se nesse objeto tivesse um som quando a bola estivesse descendo, mas a nível de entendimento para o aluno foi bastante satisfatório.
http://www.fisica.ufpb.br/~romero/objetosaprendizagem/4ConservacaodaEnergia/index.html

2 comentários:

Bonilla disse...

Fernanda,
observe que faz parte do OA a simulação da bola descendo pelo telhado. O que aluno pode clicar é no gráfico que mostra o desenvolvimento das energias. Com base em que você pode afirmar que o nível de entendimento do aluno foi satisfatório? Vc usou o objeto com uma turma de alunos? É importante analisar as potencialidades do objeto, o que não significa que as mesmas serão aproveitadas em sala de aula. Isto vai depender da forma de exploração utilizada pelo professor.

Sturaro disse...

Ah, pró eu imaginei que essa aula poderia ter sido dada em uma escola!